Como fazer hormônio de enraizamento caseiro com SALGUEIRO

0

Como fazer hormônio de enraizamento caseiro com salgueiro

O hormônio caseiro feito de salgueiro é grátis e fácil de fazer. Use isto para fazer água de salgueiro para enraizar estacas ou para aliviar o estresse do transplante.

Você provavelmente sabe que a casca de salgueiro foi a base para a droga comum de venda livre, Aspirina ou ácido acetilsalicílico (ASA). Assim sendo, os galhos do salgueiro jovem contêm tanto ácido salicílico, que atua como antifúngico quanto ácido indolbutírico que é um hormônio que estimula o enraizamento.

Salgueiro

Interior de Uruguai

O hormônio de enraizamento comercial contém ácido indol-3-butírico, uma versão sintética concentrada desse hormônio de enraizamento que ocorre naturalmente, bem como um fungicida químico. Mas se você está evitando produtos sintéticos em sua horta orgânica, o salgueiro é um substituto poderoso. Além de ser gratuito é fácil  de fazer.


O hormônio de enraizamento do salgueiro atua de duas maneiras:

  1. Você pode mergulhar as mudas que planeja enraizar em água de salgueiro por 24 horas e depois plantá-las no solo.
  2. você pode regar as estacas já enraizadas com água de salgueiro preparada para estimular raízes mais fortes.

Vantagens do hormônio de enraizamento do salgueiro

  • Salgueiro é grátis
  • Usar o hormônio de enraizamento do salgueiro acelera o processo de enraizamento.
  • As propriedades antifúngicas do salgueiro melhoram a taxa de sucesso de seus projetos de propagação.
  • Você pode produzir a quantidade de hormônio de enraizamento necessária com um ou duas ramas de salgueiro.
  • Cortar as ramas de salgueiro para fazer o hormônio de enraizamento estimula o crescimento dos salgueiros.
  • O salgueiro que você cultiva em seu próprio quintal já produziu defesas contra os desafios mais comuns de fungos e bactérias em seu ambiente. Quando você elabora o hormônio do enraizamento desses salgueiros, está dando às novas plantas a defesa de que precisam contra esses patógenos, permitindo que coloquem mais energia no crescimento. Isso melhorará sua taxa de sucesso de propagação.
  • Embora os hormônios de enraizamento comerciais contenham um único fungicida e um único hormônio, o salgueiro cultivado organicamente terá vários constituintes sinérgicos que ajudarão no sucesso da propagação.

Leia tambem: 9 poderosos enraizadores naturais e caseiros 

Assim que Faz  hormônio de enraizamento de salgueiro

Para este projeto, usei uma variedade de Salix purpurea de crescimento rápido, mas qualquer espécie de Salix de crescimento rápido funcionará.

Apare as ramas mais jovens dos salgueiros que não tenha mais do que a espessura de um lápis. A casca deve ser fresca e com cor do crescimento do ano anterior. Você terá uma casca acinzentada também. Sob a casca acinzentada, há mais do que você precisa. No entanto, pedaços de madeira mais grossos são muito difíceis de cortar para este projeto.

Remova as folhas das ramas. Corte os ramos em pedaços de 2 a 5 cm. Você não precisa ser exato.Coloque os pedaços de salgueiro em um recipiente resistente ao calor. Encha o recipiente até a metade com pedaços de salgueiro.

Em seguida, despeje a água quente sobre os pedaços de salgueiro no recipiente. Encha o recipiente com água fervente.

Cubra o recipiente para manter o calor. Deixe as ramas de salgueiro em infusão por 48 horas. depois deste tempo, coar e guardar  a água do salgueiro; este é o seu hormônio de enraizamento caseiro.

Como usar o hormônio de enraizamento de salgueiro com estacas de madeira jovem e macia

Para enraizá-los, coloque um pouco de água em um pequeno recipiente vidro. Mergulhe as mudas na água de salgueiro  por 24 horas.




Depois deste tempo, plante as estacas em um vaso. Cubra levemente com um saco plástico para evitar a perda de umidade por evaporação. As estacas de madeira macia devem estar enraizadas em 6 a 8 semanas. Para testar o progresso do enraizamento, dê um pequeno puxão nas mudas. Se a planta resistir, ela está enraizada.

Ao usar a água de salgueiro, despeje apenas o que você precisa em outro recipiente.Para proteger a integridade do seu hormônio de enraizamento caseiro, não despeje a solução usada de volta no frasco original. Em vez disso, use-o para regar as plantas.

Estacas de salgueiro

Como usar o hormônio do enraizamento de salgueiro com estacas de madeira dura

Estacas de madeira dura de plantas como cereja, ameixa ou rosas são colhidas durante a estação de dormência, antes da abertura dos brotos.

Corte um galho com a espessura de um lápis. Descasque a casca da parte inferior da estaca com cerca de 2,5 cm de comprimento removendo a fina camada superior da casca.

Corte o galho com 15 cm de comprimento.Certifique-se de que haja pelo menos 3 nós acima da casca descascada, quanto mais melhor.

Mergulhe o fundo da estaca em água de salgueiro por 24 a 48 horas.

Encha um vaso com terra que tenha pelo menos 15 cm de profundidade. Coloque a estaca no meio do vaso, 10 cm abaixo da superfície do solo. Regue a estaca com mais água de salgueiro. Cubra com um saco plástico para reter a umidade.

Coloque o vaso à sombra em um local abrigado ou em uma estufa, protegida de temperaturas muito frias ou muito calor.

Regar  somente quando não houver mais condensação no interior do plástico. Ocasionalmente, use este hormônio de enraizamento caseiro para regar para incentivar um forte crescimento da raiz.

A planta deve mostrar sinais de enraizamento a qualquer momento entre 3 a 10 semanas após o plantio. Assim que a planta apresentar sinais de enraizamento, pode remover a cobertura de plástico.

Ofereça um cuidado especial á nova  planta por pelo menos um ano antes de plantá-la em um local permanente no jardim.

estacas de salgueiro

Durabilidade do hormônio de enraizamento caseiro 

A água de salgueiro pode ficar dois meses na geladeira. Escrever no recipiente a data, incluindo a data de validade. Assim que chegar ao fim do “prazo de validade”,  use este hormônio do enraizamento caseiro para regar seu jardim e depois faça mais. Mas esta é apenas uma regra prática. Na verdade, pode durar mais.

Segue crescendo!

Faça hormônio de enraizamento caseiro e água de salgueiro para seus projetos de propagação para economizar dinheiro e criar plantas mais saudáveis.

Visto que o salgueiro que cresce em seu jardim já se defendeu com sucesso contra os patógenos mais comuns em sua área, agora pode aumentar com sucesso em seus projetos de propagação.
.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.