Como iniciar um jardim de ervas aromáticas

0

Como iniciar um jardim de ervas bem sucedido e 6 erros a evitar a todo custo. As Frutas e vegetais recebem toda a atenção quando se trata de cultivo de alimentos, mas as ervas fornecem a chispa que você precisa para levar uma receita  do básico para o delicioso !! Sem mencionar os vários benefícios medicinais que você pode obter delas. Se você está pensando em plantar um jardim de ervas – e realmente é o ideal – você pode estar um pouco perdido com tantas informações a respeito e de como deveria começar. Afinal de contas, é uma grande diferença cultivar uma planta de manjericão dentro de uma vaso colocado numa janela do que um pequeno canteiro inteiro dedicado ás ervas. Aí você se pergunta…..Como planejar o layout do jardim de ervas? Como evitar que as plantas cresçam saudáveis? Como conseguir plantar diferentes tipos de plantas  para se darem bem juntas no mesmo solo? Com esse artigo vou te ajudar a decidir o que plantar e como evitar os erros mais comuns e dispendiosos.

Por que plantar ervas

Você já comprou ervas frescas no supermercado especificamente para uma receita que está prestes a fazer? A maioria destas ervas são caras e as vezes é necessário comprar várias delas. E o pior de tudo é que elas tendem a apodrecer muito rapidamente  a menos que você esteja tomando um cuidado especial para evitar a deterioração. Por que não usar as ervas secas então? Bem, a verdade é que nada é igual ao “tipo fresco”. Ervas frescas são mais aromáticas e proporcionam um sabor mais intenso. Ter um jardim de ervas, seja no interior ou no exterior, permite colher rapidamente as ervas que necessita diariamente e tornar as suas refeições caseiras ainda mais deliciosas. As ervas também podem fornecer uma infinidade  de soluções naturais  substituindo muitos remédios sintéticos ou e um suprimento de infusões deliciosas. Os polinizadores como as abelhas e borboletas adoram as ervas aromáticas, o que significa que  outras plantas também terá seus benéficos caso tenha ervas aromáticas por perto. abelhas

Você vai precisar

Para começar com um jardim de ervas, você vai precisa de algumas coisas básicas.

terra

Independentemente de você optar por plantar em ambientes fechados ou ao ar livre, você precisará de uma mistura de solo de boa qualidade e precisará de um local para plantar. Isso pode ser um cantinho de terra do seu jardim, uma canteiro elevado ou vasos. A escolha é sua, mas não se esqueça de dar uma olhada neste artigo onde cito os erros comuns e como ter algumas orientações sobre como escolher o melhor vaso para as suas plantas. A maioria das ervas preferem o solo tradicional do jardim, mas há algumas plantas mediterrâneas que precisam de um solo arenoso bem drenado. Estes incluem louro, alecrim e lavanda. Certifique-se de verificar e ver o que cada uma das ervas que vai plantar  prefere e agrupá-las de acordo com essas necessidades. Por exemplo, você poderia adicionar um pouco de areia a uma parte do solo do jardim para as plantas que preferem uma terra mais seco. Em outra área, você pode criar uma mistura mais argilosa ou barrenta para aquelas ervas que precisam de mais umidade. plantando ervas

Localização, localização, localização

A maioria das ervas adora sol, então escolha um local que receba uma quantidade generosa de sol diariamente. Pelo menos 6 horas de luz solar é essencial para um crescimento saudável. Entretanto, a localização ideal pode diferir de acordo com cada erva em específico. Algumas ervas gostam de sol pleno e outras preferem um pouco de sombra. Para saber disso, você pode dar uma olhada no pacote das sementes ou pesquisar na internet sobre cada uma delas e com estas  informações  vai te ajudar a escolher o local perfeito. Com um pouco de planejamento, você pode combinar plantas altas que gostam de aproveitar o sol, com plantas curtas que preferem um pouco de sombra. Por exemplo, uma planta gigante de salsa pode fornecer sombra para a  hortelã que é uma planta rasteira e gosta de sombra. Algo importante a considerar ao escolher um local é a proximidade de sua casa. Você não vai  querer enfrentar uma tempestade para pegar alguns raminhos de cebolinha para a seu café da manhã e nem caminhar até a esquina mais distante do seu quintal para pegar uma folhinha de manjericão na hora do jantar, verdade? Algumas pessoas não se importam nem um pouco, mas outras podem preferir ter seu jardim de ervas perto de casa. O que quer que você faça, certifique-se de que seja acessível o suficiente para que você possa ficar de olho nele e poder colher continuamente um suprimento infinito de temperos deliciosos e remédios caseiros e naturais.

Melhores ervas para começar

O melhor é plantar ervas perenes sobre outras variedades, porque uma vez que você planta uma erva perene, ela volta a cada ano. Plantar perenes, além de ser cômodo é uma economia de dinheiro. Mas você também deve plantar de acordo com suas necessidades. Você ama pizza? Planta orégano e manjericão. Você é fã de saladas? Salada burnet, cebolinha e salsa podem ser suas plantas preferidas. Procurando por um controlador de barriga? Camomila e hortelã será seus amigos. Não se preocupe gaste seu tempo em plantar ervas que você não gosta. Eu sugiro escolher uma mistura de plantas anuais e perenes para iniciar o seu jardim de ervas. Você aproveitará as variedade, mas não precisará replantar tudo no próximo ano novamente. Aqui estão alguns exemplos de ervas comuns que são fáceis de encontrar na sua floricultura ou mercados  da sua área.

Ervas Perenes

Note que nem todas as ervas são perenes em todos os climas. Muitas ervas estão disponíveis em diferentes variedades ou variedades que podem ser mais resistentes do que outras. Por exemplo: Existem certos tipos de orégano que são resistentes numa zona com inverno rigoroso, enquanto outros não vão aguentar e  morrer quando a geada chegar.

Ervas Anuais

  • Manjericão
  • Endro (tecnicamente uma bienal)
  • Coentro
  • Erva doce
  • camomila
  • cominho alcaravia
  • cominho preto
  • funcho
  • lavanda
  • Manjerona
  • salsinha

Jardins de ervas temáticas

Se você está sobrecarregado com a quantidade de opções disponíveis, pode valer a pena pensar em criar um tema para o seu jardim de ervas. Ter um foco pode ajudá-lo a diminuir quais ervas começar ou comprar. Isso ajudará você a ter uma idéia melhor do seu objetivo para o seu novo conjunto de plantas também. Algumas ideias incluem: 1- Jardim de ervas de cozinha – Plante uma variedade de ervas culinárias para adicionar aos seus pratos. Uma mistura de plantas perenes e anuais irá mantê-lo com uma produção constante. Ex: Manjericão, hortelã, Orégano, Tomilho, louro, Salsinha, Coentro, Cebolinha, Lavanda 2 – Jardim de ervas medicinais – se você estiver interessado em remédios naturais, escolha ervas que são conhecidas por suas qualidades medicinais. Bônus, a maioria é provavelmente útil para cozinhar também. Ervas como alecrim trabalham em dobro. Ex: Camomila. Manjericão, Ginseng do sul, Erva de São João, Absinto, Erva-cidreira, Alecrim, hortelã-pimenta, Marshmallow, Echinacea 3 – Jardim de ervas de abelha e borboleta – Além de escolher ervas de acordo com um gosto específico, escolha variedades com flores atraentes para incentivar os polinizadores a visitarem seu jardim. Ex: Bergamota, sálvia, Echinacea, Lavanda, Borragem, manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano,  alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, milenrama 4 – Jardim de chá – Escolha ervas e plantas que sejam adequadas para a elaboração de chá, para que você sempre tenha algo à mão para quando quiser saborear uma deliciosa xícara de chá quentinha!! Ex: Erva-cidreira, hortelã, Camomila, Alecrim, Menta, hortelã-pimenta, Hortelã chá de ervas

Associação de Ervas –  Qual erva plantar junto uma da outra

Ao planejar seu jardim, tenha em mente  que algumas ervas desenvolvem bem com algumas outras ervas e ervas que não desenvolvem bem com algumas ervas. O plantio adequado de ervas que se dão bem juntas minimizará as pragas e até aumentará seus benefícios e sabores em uma planta. Manjericão se dá bem com orégano, mas não com sálvia ou arruda. Cebolinha é bom para crescer ao lado de endro. Coentro e anis são excelentes bons companheiros. O que quer que você plante, certifique-se sempre de fazer uma pesquisa para garantir que está plantando ervas que se beneficiarão mutuamente.

Começando seu jardim de ervas

Um jardim de ervas bem sucedido requer um planejamento. Você deve decidir se vai cultivar plantas em recipientes ou no chão, e se você quer plantar dentro de casa, ao ar livre ou ambos. Você também precisa de decidir se deseja usar sementes ou comprar plantas já crescidas para começar.

ervas aromáticas

Cultivar as ervas dentro de casa

Você quer começar com as sementes de ervas dentro de casa? Se você é um iniciante, não recomendo muito esse caminho porque muitas sementes de ervas levam muito tempo para germinar e uma pessoa que está iniciando na arte de jardinagem tem ilusão de ver suas plantinhas desenvolverem com muita rapidez . Outro fator negativo é começar com ervas anuais e a partir de sementes e vê-los morrer no inverno. A melhor opção para você que está iniciando agora é ir a algum local que vende mudas ( floriculturas ou mercados ou feiras de bairro )  para verificar as ervas que eles têm disponível. Se você realmente deseja tentar em começar ervas dentro de casa, confira alguns artigo deste site sobre como plantar com sementes e com algumas dicas.

Plantando Ervas Ao Ar Livre

Uma vez que você tenha decidido o que quer plantar, que tipo de terra precisa e onde plantá-lo, é hora de começar a trabalhar. Eu gosto de fazer um esboço da minha área de jardim e, em seguida, planejar quais ervas eu quero colocar e onde, levando sempre em conta a altura e largura das plantas quando adultas. Em seguida, altere seu solo para se adequar às suas ervas. Misture um pouco de solo do jardim, areia e / ou musgo em sua terra existente. Então é hora de cavar. Cavar um buraco duas vezes maior que a raiz da sua planta, remover a planta do vaso e soltar as raízes. Coloque a planta no buraco e aterre com terra. Dê à planta muita água. Também acho que é muito importante rotular as plantas com alguma estaca simples. Às vezes é difícil dizer a diferença entre plantas jovens, então um rotulo ajuda muito e faz toda a diferença. As ervas devem ser plantadas na primavera se forem perenes, mas você pode plantar plantas as anuais quase a qualquer momento durante a estação de crescimento. Eu gosto de plantar anuais como o coentro em sucessão a cada poucas semanas, então eu tenho uma produção constante durante todo o ano.

Jardim de Ervas no vaso

Você também pode plantar ervas em vasos ao ar livre ou em ambientes fechados. Esta é uma excelente maneira de garantir que você possa movimentar suas plantas se precisar, e pode ajudar a controlar plantas invasoras  como o hortelã. Se você quer seguir a ideia de plantar em vaso, certifique-se de usar um vaso que seja largo o suficiente e profundo o suficiente para a sua erva quando adulta, e um que tenha muitos buracos no fundo para que a água seja drenada. Colocar muitas pedras ou cacos de cerâmica no fundo para permitir a drenagem. Encha o vaso com terra específica para vasos  e para ervas que adoram um ambiente mais seco,  misture a terra com um pouco de areia. Plante sua erva e dê-lhe uma boa rega.

Cuidando do seu jardim de ervas

As regras são simples. As ervas são como qualquer outra planta. Eles exigem sol, água e nutrientes para crescer. Não há truque especial quando se trata de ervas. Colher conforme necessário, colhendo ou cortando as folhas. Preste atenção às ervas daninhas e elimine-as antes que elas atinjam o seu jardim e fique de olho nas possíveis pragas, para que você possa se livrar delas rapidamente, caso elas ataquem. Embora as ervas não sejam mais difíceis de cultivar do que as plantas de tomate em sua horta ou as roseiras de seu quintal da frente, o problema é que muitas pessoas tendem a plantar diferentes ervas juntas e tratá-las como se fossem uma. É por isso que é tão importante determinar o que suas plantas preferem antes de colocá-las no  juntas no vaso ou no chão. Isso também se aplica quando se trata de fornecer nutrientes às suas plantas. Certifique-se de anotar quanto de fertilizante suas plantas  preferem em particular porque cada uma tem necessidades diferentes.

6 grandes erros a evitar no cultivo de ervas

Veja AQUI  6 grandes erros que você deve estar ciente e evitar sempre.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.