Ervas Aromáticas que você pode plantar em casa

3

Qualquer pessoa que se interessa por jardinagem deve sonhar em ter um jardim aromático, para poder desfrutar de um local verde, vibrante, com um cheiro bom e ter excelentes temperos para utilizar na cozinha. E se você tem um pedaço de terra no seu jardim ou uma área ensolarada dentro de casa é uma ótima ideia dedicar-se para fazer um pequeno cantinho de ervas.

Uma dádiva da natureza! Existem dezenas de ervas aromáticas que podem ser cultivadas em casa mesmo, sendo que a maioria não exige grandes cuidados. Como dizem os grandes cozinheiros:

“Uma cozinha sem ervas aromáticas é como um jardim sem flores”.

Nos dias de hoje, estamos todos contra o excesso de sal que prejudica a saúde cardiovascular porque aumenta a pressão arterial.

As ervas aromáticas enriquecem e realçam o sabor dos alimentos e com isso podemos diminuir e muito o uso de sal nos nossos pratos. Além disso, a maioria das ervas têm propriedades medicinais e que podem atuar muitíssimo melhor que qualquer remédio “encaixotado”.

Existem dezenas de ervas aromáticas que podem ser cultivadas. É só você escolher as da sua preferência e fazer um lindo cantinho no jardim ou dentro da sua casa.

 

 

Dicas de Como e Onde plantar as Ervas Aromáticas

Se você decidir fazer um cantinho de ervas aromáticas, é importante ter o local em pleno sol e protegido do vento frio e seco.

O design do seu jardim de ervas pode ser formal (geométrico) ou informal (mais livre mais natural).

Projetos formais são com base nos canteiros quadrados, retangulares, circulares, etc. Dá uma certa ordem e compensa algum desleixo natural de muitas destas plantas. Apesar de que um estilo mais “campestre” também pode ser um luxo.

Tudo depende de como você vai combinar as diferentes plantas.

horta de ervas aromáticas com forma redonda Hortinha elevada em forma oval de ervas

O que vai precisar para começar o cantinho das Ervas Aromáticas

vaso de planta de plástico com furos na base

Se você decidir fazer o cantinho das ervas dentro de casa é essencial que escolha vasos com furos na base para ter uma melhor drenagem da água e assim uma ótima manutenção das plantas.

O seguinte passo é conseguir as sementes em lojas especializadas ou até mesmo você pode conseguir pequenas mudinhas nas floriculturas ou casa de amigos.

A ideia é que, pouco a pouco, com a experiencia, adquira  conhecimentos com a prática  e assim poder ir fazendo seu próprio estoque de sementes.

Em relação ao adubo, sugerimos sempre em utilizar adubo orgânico ou vegetal, e é bom fertilizar a terra umas duas vezes por mês. O ideal é usar algum tipo de fertilizante líquido.

4 maneiras diferentes de plantar suas ervas aromáticas

14 Ervas Aromáticas mais comuns

lista de ervas aromáticas mais comuns

Veja detalhes de cada erva nas seguintes páginas

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Gostou? Compartilhe!

3 Comentários

  1. Avatar
    Iara Echavarria em

    Tenho um pé de mamão no meu jardim, porém ele está com muitos frutos, mas as folhas ressecam. Será que está faltando algum adubo?
    Grata,
    Iara

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.