Como Plantar Couve Flor

0

Uma hortaliça interessante para colocar na horta no outono é a couve-flor, assim como o resto das crucíferas, como repolho, couve ou brócolis. A diferença  de outros tipos é que esta é a mais difícil de cultivar, pois não tolera temperaturas extremas  ( nem muito calor, nem muito frio ) e  também condições de cultivo inadequadas, incluindo a falta de água e deficiências nutricionais do solo.

A maneira mais fácil de plantar uma couve flor é comprar mudinhas já crescidas com suas raízes. Você encontra estas mudinhas em floriculturas ou viveiros que são muito baratas.  Desta maneira você não perde tanto tempo.

Mas se você gosta de ver todo o processo de crescimento e quer plantar sua couve flor desde o inicio, a partir da semente, o melhor mesmo é fazer uma sementeira e semear ao final do verão e assim poderá escolher as variedades que quiser, porque a couve-flor geralmente têm uma cor branca, no entanto,  se conhecem couve flor  laranja, roxo e verde também.

Veja AQUI todas as Plantas que você pode plantar no Outono com sucesso 

Germinação

Se você decidiu começar sua plantação de Couve Flor através das sementes, o ideal é semear em sementeira, vasos ou outros e geralmente são transplantadas para o lugar definitivo  quando as mudas têm 4 a 6 folhas.

As sementes podem ser semeadas numa profundidade de 1 cm e geralmente levam entre uma ou duas semanas para germinar.

Outro conselho sobre como plantar couve-flor é sobre a distância entre as fileiras e distância entre plantas. Plantas de couve-flor devem ser plantadas 60cm entre plantas e 60cm entre fileiras. A distância entre as plantas determinará o tamanho da cabeça, então tente manter a distância recomendada. Quanto mais perto você planta uma da outra, menor será a cabeça. Para culturas de mini-couve-flor, pode-se usar uma separação de 15 a 30 cm entre plantas.

Existem diferentes tipos de couve-flor para diferentes períodos, para que possam ser plantados em épocas diferentes e, assim, obter colheitas contínuas durante o ano.

Terra

Para ter uma boa colheita de Couve flores grandes é necessário preparar muito bem o terreno.  Couve flor é uma planta exigente e necessita muitos nutrientes. Esta planta necessita de um solo fértil, com boa drenagem e disponibilidade de nitrogênio, além de ser rica em matéria orgânica o ideal seria com pH entre 6,5 e 7 – ligeiramente ácido –

O solo, além de ser rico em nutrientes, deve ser firme e compacto, mas com porosidade para que haja uma boa drenagem.  Desta forma, suas deliciosas couves-flores crescerão.

No caso das mudinhas de couve flor, regue as plantas após o plantio, mas não deixe encharcada. O  melhor é transplantar em um dia nublado ou à noite para evitar que as plantas fiquem murchas em um dia quente e seco.

muda de couve flor



Regar / irrigação

A irrigação é muito importante, como tudo, especialmente quando a couve-flor está em sua fase de crescimento. Dependendo de quão quente é e quão seco o solo pode estar, você deve regá-lo 8 a 14 vezes por semana, e eu não estou exagerando!

A couve-flor deve ser irrigada freqüentemente, a fim de manter o solo úmido, mas sem deixar encharcado. Tenha em mente que o cultivo de couve-flor é muito sensível à falta de água.

Exposição solar

Uma couve-flor é um vegetal de estação fria, no entanto, ela não é tão resistente á geadas e  ao calor como as outras espécies da sua família.  A radiação solar diretamente na flor, pode  descolorir e até dar um gosto ruim, por isso é necessário cobrir a flor com suas próprias folhas para evitar que isso ocorra. À temperatura ambiente deve estar entre 5 e 25 graus.

Colheita

Colher as couves-flores quando você notar que estão firmes e duras. Então elas estarão prontas para comer.Elas se mantém bem por uma semana ou mais, idealmente em um lugar frio e pendurado de cabeça para baixo.

planta de couve flor na horta

Cuidados com a planta de couve Flor

1 –  você não deve esquecer de remover as plantas invasoras, porque eles podem roubar os nutrientes e recursos da couve-flor.

2 – As plantas de couve-flor branca geralmente precisam de algumas folhas da planta para cobrir a cabeça da couve-flor enquanto ela cresce, que são amarradas com um elástico ou corda. Isso ocorre porque as cabeças expostas ao sol ficam com um tom amarelado ou amarelo-esverdeado. Existem algumas plantas  cujas folhas crescem naturalmente, cobrindo a cabeça, tornando este procedimento geralmente desnecessário.

3 – Finalmente, você pode adicionar fertilizante líquido, no momento da rega 1 vez por semana só para garantir que sua planta vai estar muito bem alimentada.

Pragas e doenças da couve Flor  –  Veja AQUI 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.