Como Plantar e cuidar do Aipo

0

O aipo é um vegetal de crescimento  demorado cultivado na primavera ou no outono. Tem a reputação de ser exigente, no entanto, é realmente muito fácil se você entender suas necessidades específicas. Aqui estão algumas dicas dos profissionais em semear, cultivar e colher o aipo.

É muito interessante plantar o aipo porque além de ter uma deliciosa crocância, é muito mais saboroso do que os que  encontramos em supermercados. Além disso, o aipo comercial é uma das culturas que colocam mais pesticidas, então,  bora lá passar por esse desafio e cultivar nossos próprios Aipos.

O aipo tem três necessidades críticas:

  • Sua fase de crescimento é muito longa. De 130 a 140 dias de clima predominantemente frio. O aipo não tolera o calor elevado.
  • Um fornecimento de água constante e sem falhas. O solo deve ficar sempre regado. Se o aipo “passar sede” pode ter um sério problema de ficar com o caule fibroso, duro e / ou oco.
  • Solo rico e fértil com muita matéria orgânica misturada.  Precisa sempre de adicionar nutrientes e durante todo o período de crescimento também. Como as raízes do aipo são rasas (a poucos centímetros de profundidade), certifique-se de que os nutrientes estejam no topo do solo.

A época ideal para plantar o Aipo é no outono e o melhor mesmo é iniciar com as sementes porque é muito difícil de encontrar mudinhas.

Se você já tem um aipo em casa, você pode replantar o resto para formar outra plantinha . Veja AQUI Como Replantar o aipo com restos.

mudas de aipo

Como plantar Aipo

Quando semear – Como a fase de crescimento é muito longa, deve  sempre começar dentro de casa para a melhor taxa de sucesso. Semear (em sementeiras ) no final do inverno ou principio do outono para  ter uma colheita  durante a primavera.

Mergulhe as sementes em água morna durante a noite antes de plantar para reduzir o tempo de germinação.

Para obter uma boa germinação, não cubra as sementes com terra. Simplesmente pressione as sementes em uma terra para vasos  e cubra as bandejas ou vasos com tampas de plástico para manter a umidade. A germinação deve ocorrer em cerca de uma semana.


Preparar o solo – Antes de transplantar, prepare o solo com compostagem (de preferência)  → coloque uns 125g para uma jardineira de meio metro.

Caso não tenha composto orgânico misture fertilizante  5-10-10 .  Veja a quantidade nas instruções da embalagem.

Fortaleça as mudinhas  de 2 cm antes de transplantar, colocando-as ao ar livre por algumas horas do dia e reduzindo ligeiramente a água.

Transplantar as mudas – Quando as plantas ficar com dois centímetros de altura, transplante-as para vasos de turfa individuais ou jardineiras mais profundos com terra nova. Se você usar jardineiras, coloque as plantas com pelo menos 5 cm de distância.

Plantar ao ar livre – Plantar o Aipo ao ar livre quando a temperatura atingir uns 15ºC a 10ºC  ou quando as noites não fiquem abaixo de 4ºC.

– Quando for transplantar as mudinhas, deixe um espaço de 20 cm entre cada planta .

– Caso for semear diretamente no canteiro ao ar livre, semear em fileiras a 1/2 cm de profundidade e fazer um desbastaste quando as plantinhas estiverem com uns 15cm de altura deixando 30 cm entre cada planta.

Cobertura Morta  

isso significa cobrir o solo com alguma vegetação seca ( palha) ou algo parecido.  Cobrir a terra com uma cobertura morta depois que elas atingirem os  6 centímetros de altura , vai  manter o solo úmido e as raízes frescas.

Regar – Regar  diretamente após o plantio.

aipo no jardim

Cuidados com as plantas de Aipo

→ Aipo necessita muita água. Certifique-se de fornecer bastante água durante toda a fase de crescimento, especialmente durante o tempo quente e seco. Se o aipo não conseguir água suficiente, os caules podem ficar fibrosos, pequenos, duros ou ocos.

→ Acrescente bastante composto e coloque cobertura morta em torno das plantas para reter a umidade. Adicionar  um fertilizante 5-10-10 ( ou compostagem) no segundo e terceiro mês de crescimento (uma colher de sopa por planta e polvilhe-o em um sulco raso de três a quatro centímetros da planta e cubra-o com o solo).

→ Retire todas as ervas daninhas em volta do Aipo mas faça essa capina com cuidado.  Aipo tem raízes  bem rasas e pode facilmente ficar machucado com essa capina.

→ Amarre os caules de aipo em crescimento para impedi-las de se alastrar.

Pragas e Doenças do Aipo

Para controlar as pragas, cubra as plantas com  alguma tela de proteção  durante as primeiras quatro a seis semanas da fase de crescimento.



Colheita / Armazenamento

As partes do aipo que são colhidas são principalmente os caules, que estarão acima do solo. Colha os talos sempre que quiser. Aipo jovem é tão bom quanto o Aipo maduro.

Colha os caules do lado de fora para dentro.  Você pode começar a colher quando os caules estiverem com uns 8 centímetros de altura.

O aipo pode ser mantido no jardim por até um mês se a terra que está mantém a temperatura ideal. O aipo pode tolerar uma geada leve, mas não várias geadas consecutivas.

Quanto mais escuros ficam os caules  mais nutrientes o Aipo terá. A Textura também muda com a cor; talos verdes escuros  significa talo muito duros.

Mantenha o aipo em um saco plástico na geladeira. O aipo armazena muito bem; você pode mantê-lo por muitas semanas sem problemas.

colhendo um caule de aipo

Dicas, truques e fatos do Aipo

Aipos de supermercados são mais claros e bem maiores que aipos caseiros porque as variedades comerciais são cultivadas em estufas e / ou protegidas do sol; eles também são carregados de pesticidas.

Talos de aipo podem ser congelados. Corte os talos em pedaços pequenos e guarde em sacos específicos para freezer.

Os antigos romanos acreditavam que o aipo tinha poderes de cura, especialmente quando se tratava de dores de cabeça.

Sem graça ou chato? Você pode se maravilhar ao descobrir que o aipo tem muitos benefícios.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.