Como Plantar e cuidar do Capim limão – O Guia Completo

0

Capim Limão / capim-santo /erva cidreira /  Erva-príncipe /Capim-cidreira / Capim-cidrilho / Capim-cidró, Capim-de-cheiro /Capim-marinho

A haste grossa  desta planta comestível é amplamente utilizado na culinária oriental. O capim-limão forma uma  folhagem em forma de fonte delicadamente arqueada que pode chegar a 1,5 m. Devido às suas origens tropicais, esta erva não pode sentir frio intenso, por isso deve ser cultivada em um recipiente que permita que ela seja movida para dentro da casa depois de ter passado o verão ao ar livre em um local bem ensolarado.

Neste artigo, mostraremos como cultivar capim-limão, mesmo que você viva em regiões com clima mais frio.

Nativo do sul da Ásia, o capim cidreira (Cymbopogon citratus) é uma planta deliciosa com um sabor único, semelhante ao limão, que é freqüentemente usado como tempero em alimentos e bebidas asiáticas.

Quando você aprender a cultivar o capim-limão e tiver uma temporada de experiência com o crescimento, ficará surpreso de como é fácil plantar e cuidar desta maravilha da natureza.

Planejar o capim-limão em seu jardim

O Primeiro passo é fazer um pouco de planejamento de onde e quando começar a cultivar suas plantas de capim limão. Aqui estão algumas perguntas e respostas comuns sobre o capim-limão para levar em consideração antes de começar o cultivo:

→ Qual é o tamanho das plantas de capim-limão na maturidade e como elas se parecem?

As plantas de capim-limão que crescem em condições ideais (solo bom, sol pleno, água adequada) podem atingir 1,5 metro  de altura x 1 metro de largura. Se você estiver plantando capim-cidreira nas proximidades, deixe-as separadas por pelo menos 1 metro e meio de distância. Como mencionado, o capim-limão parece uma grama alta atraente, semelhante à grama dos pampas. Pode ser uma planta muito atraente no seu jardim.

Certifique-se de ter um local com luz solar  e o espaço necessário para cultivar capim-limão.

→ O capim-limão é difícil de cultivar?

Não, o capim-limão é, na verdade, uma das plantas mais fáceis para cultivar. Muito resistentes á doenças de plantas ou ser comida por insetos.

Na verdade, o capim-limão tem propriedades repelentes de insetos! (Mais sobre isso abaixo.) Uma vez que você aprende a cultivar capim limão, você pode torná-lo um “forte” em seu jardim nos meses mais quentes do ano.

→ Você pode cultivar capim-limão em zonas de clima frio?

Capim-limão cresce  muito melhor em zonas climáticas tropicais – moderadas,  mas você também pode cultivar o capim-limão em qualquer lugar. Sim, inclusive em zonas muitoo frias.

Se você mora em uma região com clima frio, veja abaixo dicas detalhadas de como pode ter um cultivo com sucesso.

→ Atenção com os Animal de estimação e crianças sobre o capim limão 

Como o próprio nome indica, o capim-limão tem o hábito de crescimento de uma grama gigante. E Infelizmente, como a grama,  o capim-limão também tem as bordas das folhas  que realmente são muito afiadas  e que podem  fazer um “corte tipo papel”  se você deslizar a mão ao longo de suas bordas. Tenha isso em mente se você tiver crianças pequenas ou animais de estimação que possam entrar em contato com a planta em seu jardim.

Como propagar Capim Limão

Você pode cultivar o capim limão a partir de sementes, mas não recomendo esse método, a menos que você seja um agricultor que queira cultivar hectares de plantas de capim-limão por um custo mínimo.

Em vez disso, o ideal é o cultivo de capim-limão através dos talos,  seja propagando-o através de brotos da sua planta ou comprando mudinhas da planta.

Capim limão é uma touceira e é muito fácil retirar uma haste desta planta Mãe e replantar.

muda de capim limão

Opção 1: Obter talos de capim-limão de uma mercearia asiática.

Você tem uma mercearia asiática na cidade? Então você provavelmente tem acesso a todos os talos de erva-cidreira que você precisa para propagar suas próprias plantas.

Na seção de produtos, escolha caules de capim-limão que tenham a maior parte da base da raiz ainda presa.

Depois de ter seus talos de capim-limão, você pode:

  • Coloque os talos de capim limão  em um copo de água em uma janela ensolarada por 3 semanas até que cresçam raízes (mudando a água diariamente); ou
  • Encha um pequeno recipiente cheio de terra húmida e coloque o caule de capim limão no solo, com a base da raiz a cerca de 10 cm abaixo da linha do solo. Coloque o recipiente em uma janela ensolarada por 3 semanas, mantendo o solo ligeiramente úmido, mas não encharcado.

Depois de algumas semanas, seus talos de erva-cidreira estarão prontos para transplante ao ar livre.

Opção 2: comprar mudinhas de plantas

Se você não tem uma mercearia asiática ou deseja obter plantas que já tenham sistemas radiculares desenvolvidos, é possível encomendar plantas de capim-limão em algumas floriculturas ou mercado da sua cidade

Para climas mais frios:

Se você mora em uma zona climática mais fria, onde você tem menos de 5 meses livres de geadas, você deve pegar seus talos de capim-limão e começar pelo menos 2 meses antes da sua última data de geada na primavera.

Plante em pequenos recipientes dentro de casa em um local ensolarado e aquecido. Quando chega a hora de transplantá-las ao ar livre (veja as instruções abaixo), você terá umas plantas maduras que já estão bem desenvolvidas e resistentes.



Transplante de capim-limão ao ar livre

Quando você deve plantar ou transplantar capim limão?

O capim limão é sensível ao frio e vai morrer quando a terra atingir temperaturas de congelamento. Portanto, você só deve plantar / transplantar seu capim-limão ao ar livre DEPOIS de sua última data de geada da primavera .

Além disso, antes do transplante, verifique as  previsão de tempo de 10 dias para garantir que um incomum não esteja na previsão.

Se você vive num área que não tem um inverno rigoroso, você pode plantar sua planta em qualquer época do ano.

O capim-limão precisa de sol ou sombra?

O capim limão vai crescer  melhor em pleno sol. Na maturidade, as plantas de capim cidreira podem atingir até um 1,6 m de altura x 1 m de largura, portanto, selecione o local  de plantio de acordo com essas dimensões e exposição ao sol.

capim limão - planta

O que o capim-limão precisa para crescer?

Capim limão é uma planta resistente que se adapta em diferentes tipos de solo. Mas uma planta agradece e aparece todo seu explendor quando se  adiciona uma boa compostagem ou minhoca ao solo em que vai ser plantada.

Em seguida, plantar o capim-limão no qual o topo da raiz deve estar cerca de 12 cm abaixo da superfície do solo.

Outro detalhe importante é colocar uma cobertura morta sobre a superfície do solo para proteger o solo e ajudar a manter a umidade do solo. Apenas tome o cuidado de não empilhar a cobertura morta diretamente sobre as hastes de capim-limão ou você pode apodrecer as plantas.

Como manter o capim-limão

A manutenção do capim-limão consiste em ouvir a sua música favorita, desfrutar de dias preguiçosos de verão na praia ou no lago e tirar uma soneca ocasional. Em outras palavras, o capim-limão é uma das plantas mais fáceis de manter que você já cultivou.

A única coisa que você pode ter que fazer para obter o máximo de produção de suas plantas de capim-limão é irrigar. Se você não vive numa área que chova,  forneça irrigação suplementar às suas plantas.

O capim limão é muito tolerante à seca, mas aumentará de tamanho se receber água regularmente.

Colheita de capim-limão

Quais partes da planta de capim-limão se usa?

Duas partes da planta de capim-limão são usadas para fins culinários:

As bases grossas e suculentas do talo são a parte mais apreciada da planta. Esta parte tem mais sabor.
As folhas pontudas e afiadas acima dos talos são muitas vezes picadas para fazer chá. Eles não têm tanto sabor quanto os talos.

Como se corta ou colhe o capim-limão? Quando se pode começar a colher?

As folhas podem ser cortadas em qualquer ocasião. mas uma haste ( parte branca) ficará mais grossa a partir dos 2-3 meses.

Você pode começar a colher talos individuais de capim-limão da planta sempre que quiser usá-los.

Quando colher, use luvas grossas de jardinagem e mangas compridas. Caso contrário, é provável que você fique com muitos pequenos cortes nas mãos e braços devido às folhas afiadas.

Ao colher, você pode:

  1. Puxar as hastes inteiras do chão, especialmente se for uma colheita do final da estação e você não pretende passar o inverno com  suas plantas; ou
  2. Cortar caules individuais o mais próximo possível da base da raiz; Este método é ideal para colheitas que devem durar toda a temporada.
colhendo capim limão

Para uma colheita alargada, basta cortar as hastes perto da base e elas crescerão novamente

Depois de colher os talos, retire as folhas superiores e corte-as em pedaços pequenos para secar e usar no chá (ou composto se tiver excesso). Coloque as hastes grossas e suculentas do caule em um saco zip-lock na gaveta de sua geladeira até que você esteja pronto para usá-las. Haste de Capim limão pode durar mais de um mês devidamente armazenado em sua geladeira.

O capim-limão revive todos os anos? É perene ou anual? 

Tecnicamente, o capim-limão é uma planta perene, mas não irá sobreviver a invernos rígidos em zonas climáticas mais frias. Invernos frios mas que não sejam muito intenso são capazes de hibernar o capim-limão com sucesso no solo.

Se você vive numa região onde o frio é intenso, uma maneira de preservar a planta e fazer que hiberne é : desenterrar alguns talos de capim limão com as raizes e deixar a planta com uns 15 cm de altura.  Transplantar em um vaso pequeno e deixar em uma janela quente e ensolarada.  É claro que elas nunca ficam muito felizes nessas condições, mas sobrevivem até a primavera e saltam em plena marcha assim que estão ao ar livre em ótimas condições de crescimento.

capim limão

Usar o Capim Limão

Agora que você sabe como cultivar capim-limão, o próximo passo é aprender a cozinhar ou usá-lo para outras aplicações…

A. Usando capim-limão na cozinha

O capim limão  tem gosto semelhante ao dos limões sem a acidez caracteristica  e tem infinitas aplicações culinárias. Pode ser usado de varias  maneiras imagináveis: chás, condimentos para sopas e curries asiáticas, espremidos e transformados em sorvetes de verão e muito mais.

Dica de cozinha de capim-limão: corte seus talos de capim-limão em pedaços de 10 cm quando usá-lo para cozinhar. Em seguida, esmague estes pedaços cortados com a base de sua faca ou com um rolo de cozinha   (apenas o suficiente para soltá-lo). Isso ajudará a quebrar suas paredes celulares, permitindo que mais sabor entre na sua comida.

capim limão cortado e amassadoReceitas online abundam para capim-limão, então seja criativo! Como mencionado anteriormente, os talos de capim-limão duram facilmente um mês em um saco dentro de sua geladeira. Você também pode cortá-los em pedaços de 10 cm e congelá-los por anos, tirando o quanto você precisa para uma receita quando chegar a hora.

B. Capim Limão como um repelente de insetos

As plantas de capim-limão repelem mosquitos e outros insetos? Sim mas…O capim-limão (Cymbopogon citratus) está intimamente relacionado ao capim-citronela (Cymbopogon nardus e Cymbopogon winterianus). Estas plantas são usadas para fazer óleo de citronela, sprays e vários outros produtos repelentes de insetos.

A pesquisa que mostra a eficácia do capim-limão para repelir insetos é baseada no uso do óleo concentrado das plantas, não da própria planta. Se você cercar sua varanda com capim-limão , talvez não tenha mosquitos se escondendo em suas plantas, mas ainda assim eles provavelmente voarão para sua varanda de outros locais quando sentirem o seu cheiro.

C. Capim Limão como remédio

O capim Limão  tem sido usado por milhares de anos na Ásia para tratar ou prevenir várias doenças. A pesquisa moderna é esparsa, mas mostra um potencial medicinal promissor de capim-limão para:t

  • tratamento de infecções fúngicas e inflamação da pele (fonte);
  • propriedades antiambicas, antibacterianas, antidiarréicas, antifilariais, antifúngicas e antiinflamatórias (fonte).

inclua capim-limão em seus alimentos e bebidas, porque o gosto é ótimo. Um bônus adicional é que provavelmente tem uma série de benefícios medicinais para sua saude.

Pragas que afetam o capim-limão

→ Pulgões, lesmas e caracóis. Para combater essas pragas veja o link correspondente de cada uma .

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.