Pulgão – Controle e combate desta praga de maneira Natural

0

Meus tomates estão cobertos de pulgões. O que posso fazer para controlá-los?

Os pulgões danificam os tomates de duas maneiras: sugam a seiva do caule e das folhas e excretam o melaço, que cobre as superfícies das plantas próximas e atrai o mofo preto ( fumagina) que desfigura a fruta.

Felizmente, os pulgões são fáceis de controlar. Muitos podem simplesmente ser lavados da planta com um jato de água de sua mangueira de jardim. O sabão inseticida ( sabão de potássio) mata-os facilmente se você tomar o cuidado em pulverizar a parte inferior das folhas, onde estes minúsculos insetos se escondem.

Se você tem uma horta, provavelmente também tem pulgões. As pequenas pragas de insetos, conhecidas como “piolhos das plantas”, se alimentam das plantas fixando-se nas folhas ou na base de toda a planta e sugam os nutrientes, fazendo com que a planta murche, amarele ou enrole nas folhas.

As populações de pulgões se reproduzem tão rapidamente que, quando você descobre o problema, elas já infestaram seu jardim e potencialmente infectaram suas plantas e roseiras com vírus letais.


Você pode combater esses predadores naturais com um spray caseiro para os pulgão, mas a questão é: como fazê-los você mesmo?. Usando algo tão simples como sabão líquido, você pode se livrar dessas pragas insuportáveis.

Veja AQUI 6 receitas caseiras para eliminar os pulgões

Controle biológico do pulgão

Aparte destas 6 receitas sensacionais e eficientes, que você pode ver clicando o link acima, para controlar o pulgão, existe outra maneira de combater essa praga que é usando outros tipos de insetos.

Caso você não sabia, existem insetos do bem e estes podem deixar sua horta ou jardim completamente livre de invasores daninhos. Alguns insetos usados na agricultura intensiva servem para reduzir pragas do tomate como os  pulgões por exemplo.


Chrysoperla carnea: são as larvas deste voraz predador que reduzem muito as populações de pulgões. Eles podem consumir mais de 100 pulgões ao longo do seu ciclo de vida.

Aphidius colemani: esta minúscula vespa atua parasitando mais de 40 espécies de pulgões, dentre as quais algumas são consideradas pragas de tomate.

Aphidius ervi: Outro tipo de vespa que parasita um tipo maior de pulgão (conhecido como Macrosiphum euphorbiae).

Aphidoletes aphidimyza: mosquito predador de pulgão cuja larva pode consumir em seu ciclo de vida entre 10 e 100 pulgões.

Sitobion avenae: um tipo de mosquito cecidomídeo que atua como predador em mais de 70 espécies de pulgões.



Controle ecológico

Um dos produtos mais eficazes na luta contra o pulgão é o sabão de potássio, tem a propriedade de deixar mole o exoesqueleto dos insetos,  assim eles ficam muito enfraquecidos e acabam morrendo, é também é um produto natural e inofensivo para a saúde.

Um aspecto positivo que tem a terra de diatomáceas é que combate pragas com as quais muitos outros inseticidas têm problemas, como caracóis ou nematóides. Não apenas age quase que imediatamente, mas ao espalhá-lo pela área de cultivo, você obtém um efeito duradouro e preventivo.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.