Como plantar espinafre em vasos e dentro de casa

0

Plantar espinafres em recipientes é muito fácil. Por ser um vegetal que gosta de um pouco de sombra você pode plantar dentro de casa e  no peitoril da sua janela.

Plantar espinafres nos vasos a partir de sementes.

Semear as sementes a 1 cm de profundidade diretamente em recipientes ou em uma bandeja de sementes. As plantinhas vão germinar  em 5-14 dias, dependendo da variedade e condições do ambiente.

Se você tiver semeado em uma bandeja de sementes, esperar que a planta tenha  2 a 3 folhas verdadeiras e, em seguida, transplante-as nos vasos originais ….com cuidado.

Escolhendo um vaso

Para o cultivo de espinafre em vasos, escolha um pote que tenha pelo menos 15 a 20 cm de profundidade. Você não precisa de um pote muito profundo, O melhor é usar um que seja mais largo.

Você também pode escolher entre usar vários vasos pequenos colocando uma planta em cada um ou escolher uma jardineira de peitoril de janela ou uma caixa de madeira  ou até mesmo um cesto.

Espaçamento

Forneça a cada planta de espinafre um espaço de 8 cm. Se você quiser colher folhas grandes, dê mais espaço para cada planta, 15 cm. Se você quiser colher folhas em idade muito jovem, o espaçamento pode ser reduzido a apenas 5 cm.

Para planejar melhor como plantar num vaso grande, Divida a caixa do plantio em quadrados e veja quantas plantas se sentirão confortáveis dentro dela.

semeando espinafres

Requisitos para o cultivo de espinafre em recipientes

Posição

Se você está plantando espinafre no outono, mantenha a planta em um local ensolarado (em climas amenos), devido aos dias mais curtos e menor intensidade do sol.

Para a plantação na primavera e verão, mantenha suas plantas em um local onde receba alguma sombra, especialmente à tarde. Em clima tropical ou subtropical, coloque os recipientes em um local que receba muita sombra.

Solo

Para o cultivo de espinafre em recipientes, use uma mistura de terra rica em matéria orgânica.

A textura do solo deve ser arenoso grosso. Evite o solo que não tenha uma boa  drenagem e permaneça encharcado.

O solo bem drenado é o fator mais importante para o crescimento ideal de espinafre em recipientes. O pH do solo deve ser neutro.

Veja  AQUI como medir o pH do solo  sem um KIT 

Rega

Quando plantar o espinafre em recipientes, evite a estagnação da água, pois isso levará ao desenvolvimento de podridão e várias doenças fúngicas. Além disso, evite molhar as folhagem.

Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Cuidar da boa drenagem no vaso é realmente muito importante para a saúde da sua planta.

Temperatura

Sementes de espinafre germinam em temperaturas tão baixas quanto 4º C e também em altas temperaturas. A melhor temperatura do solo para o cultivo de espinafre cai na faixa de 10-27º C.

As Planta de espinafre são bem resistentes  e podem tolerar facilmente temperaturas de  -6º C  até 32 C. Quando a temperatura começar a subir, você deve colocar suas plantas em um local  com sombra.

Plantar Espinafre dentro de casa

Se você tem pouco espaço ao ar livre, Plantar espinafre em um peitoril da janela é uma ótima idéia.

Para isso, compre alguns potes pequenos de 15 cm de profundidade e plante o espinafre neles.

Cuidados com espinafre

Cultivar espinafre em vasos não precisa de cuidados especiais. Rega regular, adubação e o solo certo é a chave para a grande colheita.

espinafre em vaso

Adubação

Para plantar espinafres verdes saudáveis, você tem que fornecer nitrogênio. Você pode misturar o fertilizante  sintético no momento que for plantar ou você pode adicionar esterco bem seco, sobre a terra e isso irá fornecer nutrientes lentamente.

Regar as planta com um chá do esterco no meio do crescimento é uma ótima maneira orgânica de alimentar muito bem as suas plantas.

Cobertura morta – Mulching

Coloque uma cobertura morta sobre a terra, mesmo se você está plantando os espinafres em vasos.  Esse Mulching de plantas ajudará na retenção de uma umidade adequada para as plantas .

Pragas e Doenças

Você não precisa se preocupar muito com pragas ao cultivar espinafre em recipientes. Em um espaço pequeno  assim você pode controlá-los facilmente.

No entanto, ficar de olho em insetos que comem folhas, como lesmas e lagartas, e outras pragas comuns, como os pulgões.  Se ver alguns ovinhos de borboleta sobre as folhas …esmague-os imediatamente.

Veja AQUI  como se livras das lesmas e caracóis de maneira natural 

diversas doenças folha espinafre

Algumas dicas para cultivar espinafre em trópicos

É um vegetal de estação fria, mas o cultivo de espinafre nos trópicos e subtrópicos é extremamente fácil. Além disso, você pode cultivá-lo sucessivamente como uma cultura bianual, exceto nos meses quentes de verão.

Você precisará fornecer sombra e água suficiente para manter a temperatura do solo fria e úmida.

Em climas quentes, vegetais como alface e espinafre começam a florecer mais rapidamente

Uma das coisas mais importantes que você precisa considerar ao cultivar o espinafre nos trópicos é cultivar variedades tolerantes ao calor (há muitas variedades asiáticas adequadas ao clima tropical) que crescem lentamente e não florecem  rapidamente. Estas variedades toleram facilmente o calor e a umidade.

folhas de espinafre

Colheita

A planta de espinafre estará pronta para a colheita 37-50 dias após a germinação, dependendo das condições de cultivo e do ambiente.

Colheita pode ser feita quando a planta formou pelo menos 5-6 folhas saudáveis, e tem  pelo menos 7 a 10 cm de comprimento.

Escolha as folhas externas primeiro e deixe as novas folhas internas de modo que elas continuem a crescer ou corte toda a planta na base com uma faca ou tesoura, a planta voltará a crescer.

Quando o tempo fica úmido e quente (em climas quentes), a planta tende a formar um caule ereto, no qual você pode ver algumas pequenas flores amarelas ou verdes se desenvolvendo.

Para coincidir com a floração e a subsequente produção de flores, a folhagem da planta engrossa e muda de sabor (mais amargo), por isso é conveniente colher a planta antes de começar a floração para um melhor sabor.


Veja o video deste artigo abaixo

 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.