Como Usar e Manter Panelas de Barro

2

Existem dois tipos de panelas de barro. As que são esmaltadas e as que não foram esmaltadas.  

Panelas de barro não esmaltada requerem alguma preparação antes de estarem prontas para uso. Para preparar a panela de barro para cozinhar pela primeira vez, siga as instruções deste artigo AQUI .

Cozinhando em Panelas de Barro

Panelas de barro não esmaltadas podem ser usadas no forno ou no microondas. Algumas panelas de barro são destinadas para cozinhar ou grelhar no fogão e elas são rotuladas para esses usos. Certifique-se de ler e seguir as instruções fornecidas pelo fabricante para um uso adequado da sua panela de barro.

Existem certas regras que devem ser respeitadas ao usar panelas de barro não esmaltada.

feijoada em panela de barro

Antes de cozinhar

Antes de usar pela primeira vez sua panela de barro, você deve deixar a panela de barro e a tampa completamente submersos em água por pelo menos 15 minutos antes de colocar qualquer tipo de alimento dentro.

Como o barro é um material poroso, o pote vai absorve a umidade durante a imersão.

Depois desta imersão você pode colocar os alimentos dentro e colocar a panela no fogo. É importante fazer essa imersão porque á medida que a panela vai aquecendo lentamente, a argila libera lentamente o vapor de seus poros, no qual vai cozinhar delicadamente os alimentos. Isso evita que os alimentos sequem. O “suco” natural e sabores dos alimentos vão ser preservados assim como todos os nutrientes também.

Cuidado com a temperatura! A subida ou descida repentina da temperatura pode causar rachaduras em um pote de barro. Coloque sempre a panela de barro no centro de um forno frio e deixe que aqueça gradualmente com o forno. Não permita que o barro toque nas laterais do forno. Ao cozinhar com argila, o fogo deve ser médio ou baixo. Comece com fogo baixo e aumente a temperatura lentamente ao longo de 5 minutos ou mais.

Durante o cozimento

A temperatura do forno recomendada é entre 190 °C e 250 ° C, de acordo com a receita. Como a argila úmida não fica tão quente quanto as assadeiras, cozinhe por mais 20 minutos, para compensar o tempo necessário para aquecer o forno.

Para a panela de barro, a temperatura do forno deve ser ajustada em média 40 °C acima do normal. Se a comida demorar mais para cozinhar, use menos potencia de calor. Se você quiser que a comida fique marrom e crocante, retire a tampa durante os últimos 10 a 20 minutos de cozimento.

Nunca adicione ingredientes ou água fria em uma panela de barro que já esteja aquecida, pois isso pode fazer com que a panela quebre. Se for necessário adicionar mais líquido à panela durante o cozimento, apenas coloque líquido quente nele.

panela de barro no forno

Depois de cozinhar

Certifique-se de usar luvas protetoras ao remover uma panela de barro do forno. Sempre coloque a panela quente sobre uma base protetora resistente ao calor depois de tirá-lo do forno. Jamais coloque a panela quente em cima de uma superfície fria! O barro pode quebrar com o choque térmico. Levante cuidadosamente a tampa, de modo que o vapor que vai sair, não te queime.

Como limpar panelas de barro?

 Enquanto alguns dizem que não há problema em colocá-lo em uma máquina de lavar louça, recomenda-se lavar as panelas manualmente. Temperaturas extremas e detergentes agressivos podem remover a cura ( que você fez antes do primeiro uso ) e danificar as panelas de barro.

Deixe a panela de barro esfriar completamente depois de ter sido retirada do forno e deixe-a por alguns minutos em água morna para soltar qualquer porção de comida. Para remover crostas de comida, use água quente sem detergente e um pano abrasivo suave. Para neutralizar odores fortes, encha a panela com água morna e adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a panela de molho por pelo menos 15 minutos.

limpar panela de barro

Para uma limpeza geral e profunda, deixe o pote de barro de molho durante a noite na pia em água misturada com bicarbonato de sódio. Adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio por litro de água quente. Lave-a usando uma escova de cerdas macias ou uma esponja não metálica. Não use abrasivos porque eles vão entupir os poros e tornar a panela inútil. O sal pode ser usado como uma alternativa não tóxica aos produtos de limpeza químicos. Polvilhe sal na panela e espalhe usando uma esponja. Lave a panela com água morna e deixe secar.

Se algum mofo ou bolor  se formar durante os períodos de armazenamento, espalhe o bicarbonato de sódio dentro da panela e, em seguida, enxágüe com água morna usando uma escova para remover esses microorganismos.

Se os poros da argila ficarem entupidos, a panela deve ser cozida em água fervente por cerca de 30 minutos.

Nunca use sabão ou detergente porque a argila porosa absorverá o sabão. O detergente pode deixar um sabor desagradável de sabão e este sabor vai contaminar a sua próxima refeição feita nessa panela de barro.

Com o tempo, a panela de barro pode escurecer levemente, retendo marcas de queimaduras e manchas. Isso não afetará sua qualidade culinária.

Armazenamento de panelas de barro

 Após a lavagem, verifique se a panela está completamente seca antes de guardá-la. Guarde a panela de barro com a tampa, permitindo que o ar circule. Ou inverta a tampa e coloque uma toalha de papel entre a panela e a tampa para evitar lascar. Guarde o seu produto de barro em áreas secas e bem ventiladas. Isso elimina o risco de crescimento de mofo e bolor dentro do pote.

Está em dúvida em usar as panelas de barro ? Veja AQUI os benefícios em usar esse tipo de panela .

Gostou? Compartilhe!

2 Comentários

  1. Avatar
    JÉSSICA em

    NOSSA! AMEI!
    TENHO PANELAS DE BARRO HÁ ANOS, MAS NUNCA UTILIZEI POR NÃO SABER.
    MUITO OBRIGADA, FOI EXTREMAMENTE ÚTIL.

  2. Avatar
    margarete em

    amei! Acabo de comprar minhas panelas de barro… e ainda tenho um medinho de que elas rachem Mas vou seguir suas orientações.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.