Nunca jogue fora as cascas de laranja ! Veja o que pode fazer com elas

0

Se você tem o costume de jogar as cascas de laranja no lixo, pare agora de fazer isso porque garanto que você ficará impressionado com a quantidade de coisas que pode fazer com elas. E com os resultados realmente incríveis que vai trazer.

Você pode usar as cascas de 2 maneiras. Fresca, recém saída da fruta ou totalmente desidratada ou transformada em pó. Tipo Uma farinha de casca de laranja

Você pode usá-las para infusões, saladas, fazer uma maravilhosa água com sabor a laranja. Que o corpo vai agradecer com o calor que faz. Pode fazer máscaras faciais, cremes e esfoliantes corporais

São Excelentes no combate a mosquitos e formigas porque os insetos não gostam do cheiro de cítricos.  Você também pode usá-la para limpar e polir aço inoxidável, tanto em panelas quanto em pias.

E também, Você pode usá-lo para remover odores da geladeira ou do banheiro.

Portanto, o primeiro que deve fazer é guardar todas as cascas de laranja que consumir.  Pode guardar frescas por no máximo 1 semana na geladeira ou deixar secar uns dias no calor fraquinho que pode ser do sol, no forno ou desidratadores comerciais.

temperos com casca de laranja

Casca de laranja frescas

1. Faça um chá

Com a casca de laranja fresca, você pode fazer uma deliciosa infusão com canela.  É simplesmente delicioso e com muito benefícios se tomar 30 minutos antes do café da manha ou justo antes de dormir.

2. Transforme-a em uma esponja

Na verdade, a casca de laranja é uma esponja natural que dá um brilho todo especial. Se você tiver um fogão ou pia suja, use uma casca de laranja fresca para esfregar – os óleos naturais são um desengordurante e limpador perfeitos.

3. Remova manchas de água

Se suas peças de metal e torneiras estiverem com essas manchas d’água feias, pegue sua casca de laranja e esfregue diretamente sobre elas para polir até que brilhem.

4. Polir a Madeira

Use o lado branco de uma casca de laranja para polir móveis de madeira sem brilho.

casca de laranja secas em bolsas de tule

5. repelente de formiga

Se tiver um problema com formigas em sua casa ou está planejando ir a um piquenique e  ter certeza de que não será invadido por elas por todos os lados. Coloque pequenas cascas de laranja (ou cascas raladas)  dentro de saquinhos de tule ou voal . Coloque essas bolsinhas em torno das áreas problemáticas com formigas e observe de como vão  dando marcha á tras.

Repelente de lesmas

Como na dica anterior, as lesmas também ficarão afastadas das suas plantas se você colocar algumas cascas de laranja em volta do caule da planta que quer proteger.

Faça um Suporte para vela de casca de laranja

Este é uma ideia divertida  e linda que você pode até fazer com as crianças – uma casca de laranja pode se transformar em um lindo arranjo para velas com nada mais do que uma pequena vela de mesa e uma faca afiada!

Corte a laranja pela metade

Introduzir a colher sob a casca com muito cuidado para não “rasgar”. Essa é a etapa mais delicada e o resultado do seu projeto depende desta parte.

Depois de separada a casca da fruta,  Em uma das metades, com um molde destes para fazer doces e salgados , pressionar bem ao centro- existem vários modelos destes moldes para docinhos – mas se não quiser comprar pode fazer com a mão mesmo utilizando uma faca afiada.

Pode fincar cravos para ficar um aroma mais potente ou não colocar nada …. totalmente opcional.

Melhora a saúde bucal

Mastigar um pouco de casca de laranja diariamente é um hábito que ajuda a refrescar o hálito, manter o controle de bactérias e evitar o amarelamento.  Além disso, a casca da laranja contém extratos e óleos essenciais que formam uma barreira protetora contra os efeitos nocivos da placa e infecções na gengiva. Por isso também é recomendada para diminuir a sensibilidade nos dentes.


Veja o vídeo deste Artigo

Cascas de laranja seca desidratada e em pó

Depois de descascar a laranja inteira – empilhe algumas fatias e corte-as em tiras,

Ou pode deixar em pedaços grandes ou pequenos…. como quiser. Acho que o corte depende do que você está fazendo com sua casca de laranja!

Vou te dar algumas ideias para isso no final …

Elas precisam de cerca de 20-30 minutos no forno. Deixe a porta do forno um pouco entreaberta, porque elas podem começar a secar e queimar em apenas um segundo! portanto, fique de olho nelas!

Uma vez que elas começam a enrolar e endurecer, estão prontas.

E então você tem todo esse sabor e aroma concentrado para usar de diversas maneiras incríveis!

casca de laranja seca e moída

Para que a casca da laranja fique seca mas retendo o aroma a cítrico,  deve ser exposta a um calor suave e constante por umas 12 horas.  Não coloque diretamente ao sol mas em uma “sombra quente”.  O sol diretamente vai fazer evaporar todos os aceites essenciais da casca e vai ficar completamente sem cheiro. 

Quando estiverem crocantes ao toque já estão prontas para serem trituradas.  Isso pode durar de 2 a 5 dias ( ou mais ) dependendo da intensidade do sol .

Sal aromatizado

Moa a casca da laranja e misture com ervas secas como tomilho ou alecrim e seu sal favorito. É um presente bom e simples de dar – ou mantê-lo na sua cozinha para adicionar um sabor extra facilmente à sua comida.

Cascas de laranja finamente moídas seriam boas aqui.

Potpourri

A casca de laranja seca, fica linda e faz uma decoração simples e natural. Você pode misturá-las com outras especiarias, como paus de canela e cravo. Adicione algumas gotas de óleo essencial de laranja para aumentar a fragrância conforme necessário.

Acho que as tiras ou pedaços de casca de laranja seca ficariam perfeitos aqui!

Marinadas

Faça uma marinada realmente deliciosa para frango ou peixe. Use  azeite, casca de laranja moída, tomilho para frango ou endro para peixe. Manjericão  para ambos. Você pode adicionar sal, pimenta, um pouco de alho e assim você terá uma bomba de sabor no seu prato.

Aqui o ideal é usar a casca de laranja seca, totalmente em pó. Moa a casca de laranja em grãos bem finos para sua marinada

codimento casca de laranja

óleo aromático de casca de laranja

Faça seu próprio óleo aromático coma as casca de laranja.  Muitas pessoas fazem com o azeite de oliva mas acho que o de girassol fica com um sabor muito mais natural .  É perfeito com saladas ou vegetais.

Brilho na Pele

Misture 1 colher de sopa do pó da casca de laranja e 2 colheres de sopa de iogurte. Misture bem. Aplique no rosto e deixe por  20 minutos.  Depois disso é so lavar com agua fria para obter uma pele de aparência firme, clara e tonificada.

Essa é uma aplicação com resultados instatâneos. Você realmente vai ver a diferença  na mesma hora.

Aromatizante e repelente

Coloque 1 colher de sopa de casca de laranja seca com meio litro de água dentro de um borrifador.  Deixar descansando por toda a noite . No dia seguinte, borrifar por todas as esquinas de portas e janelas.  Você vai notar como vai diminuir os insetos e as formigas dentro de casa ao mesmo tempo que vai disfrutar de um delicioso aroma .

Compartilhe

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.