Aranha vermelha I Tratamentos Naturais para o Controle e combate

0

Tratamentos contra a Aranha vermelha (Tetranychus spp.)

A prevenção contra uma praga baseia-se em fazer as coisas corretamente:

  • irrigação adequada das plantas e do clima,
  • fertilizante orgânico sólido de liberação lenta,
  • seguir às programações do calendário recomendados para a semeadura,
  • orientar corretamente a horta para obter as horas necessárias de sol e, acima de tudo
  • aumentar a biodiversidade o máximo possível, plantando o maior número possível de plantas e atendendo à compatibilidade entre elas, o que fortalecerá muito a resistência da nossa horta a todos os tipos de pragas e doenças. Com tudo isso, permitirá também a vida de uma variedade maior de insetos benéficos.

É muito importante também a vigilância. Quanto mais atento estamos e observarmos regularmente o estado de saúde de nossas plantas, olhar o reverso das folhas e sua vigorosidade, menor será o risco de ser atacada de qualquer praga e mais eficiente será a eliminação manual.

Lembre-se que o objetivo não é eliminar a aranha vermelha, e sim evitar que nossa horta sofra danos sem enchê-la de insecticidas nem produtos químicos agressivos. Um pouco de aranha vermelha não faz nenhum mal.

Porque a aranha vermelha se instalou na minha horta?

Se aparece aranha vermelha em excesso, é hora de nos perguntar: o que estamos fazendo de errado? Provavelmente estaremos errando em alguma práctica, já seja déficir ou excesso de rega, de adubo líquido (excesso de nitrogênio), temporada inadequada, falta ou exccesso de sol, baixa biodiversidade (monocultivos, a panacéia da debilidade)… O ponto central é que a aranha vermelha é um sintoma de debilidade da planta, a causa de qualquer destas razões. Por tanto, o primeiro passo será identificar o erro e depois corrigir.

aranha vermelha na folha

 

Tratamentos Naturais para combater a aranha vermelha

Se os métodos preventivos falharem e a quantidade de aranha vermelha ficar um tanto descontrolado,  provavelmente vamos ter que usar algúm produto ecológico de protecção ante pragas que ajude à planta a combater ao parasito, deter e eliminar a praga.

O ideal seria retirar a aranha vermelha de forma manual, porque essa é realmente a técnica mais segura. Pode ser feito se a quantidade de aranha vermelha que nos invade está adequado para a nossa paciência, porém isso é algo complicado pois trata-se de um insecto muito pequeno e sua retirada é minuciosa.

Um dos produtos mais eficientes na luta contra a aranha vermelha é o sabão de potássio que têm a propriedade de amolecer o exoesqueleto dos insectos até o ponto de deixá-los muito fracos até a morte, além disso, é um produto natural e inócuo para a saúde.

Aproximadamente uma hora depois de usar o sabão de potássio, é muito eficiente aplicar também o óleo de NEEN que é um insecticida natural extraído do fruto da árvore de Neem, que age perante uma ampla gama de pragas como: mosca branca, minador, aranha vermelha, trips, pulgão, piolho, escaravelho da batata, percevejo, etc. . A acção conjunta de sabão de potássio e neem fazem com que o tratamento seja ainda mais eficiente.

outras ideias naturais…

Como solução caseira, também funciona o alho diluído em água e aplicado na planta inteira. É uma defesa contra todo tipo de insectos e fungos.

As condições de umidade não são satisfatórias para o desenvolvimento da aranha vermelha; portanto, o uso de sprays com água diretamente na planta reduzem o desenvolvimento desta praga.

Outra opção também válida é utilizar produtos já preparados que são completamente ecológicos e que combatem a maioria das pragas que podem atacar as plantas, como os que usam a técnica da homeopatía que dilui um insecticida ao máximo possível deixando somente uma traça deste e que é totalmente inócua porém eficiente na luta contra os insectos.


Aranha vermelha não é tão má assim

A aranha vermelha não é malvada, ela existe na natureza em consonância e harmonia sempre e quando o homem não desajusta o equilíbrio. Então força, sempre temos coisas para aprender da natureza e manter o equilíbrio ecológico da nossa horta pode ser um êxito digno de muito alegria.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.