Como fazer manteiga de amendoim

0

Como fazer manteiga de amendoim

Manteiga de amendoim é um creme delicioso para comer no café da manhã ou lanche. Descubra como fazê-lo em casa com esta receita simples.

O que é manteiga de amendoim?

Como o próprio nome sugere, a manteiga de amendoim é um alimento delicioso e nutritivo feito de amendoim moído e torrado. Geralmente, açúcar e sal são adicionados a esta mistura para melhorar o sabor do creme. Mas é totalmente opcional.



Como você pode imaginar, e como você provavelmente já conseguiu verificar, é uma manteiga ou creme bastante oleoso, não sendo tão comum o seu consumo sozinho, já que o mais comum é usá-lo espalhando em torradas, pão e biscoitos.

Acredite ou não, você sabia que é um creme tremendamente nutritivo? É uma opção naturalmente deliciosa para fornecer ao nosso corpo quantidades interessantes de vitaminas e minerais, além de proteínas e gorduras. Por exemplo, dentre as vitaminas, destaca-se a presença de vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B9 e B12), A, C, D e K. Enquanto, entre os minerais, encontramos fósforo, magnésio, potássio, ferro, cálcio, zinco e iodo.


No entanto, é um alimento muito calórico, pois 100 gramas de manteiga de amendoím fornecem cerca de 620 kcal. Desse montante, praticamente metade está em gorduras saudáveis. Ao mesmo tempo em que as proteínas que encontramos neste alimento são de boa qualidade.

E o que é ainda melhor: não contém colesterol.

Mas estamos diante de um problema: a maioria das manteigas de amendoim que encontramos no supermercado geralmente são feitas com gorduras não saudáveis, muito açúcar, muito sal e aditivos. Portanto, nesses casos, um alimento aparentemente saudável se torna uma bomba gordurosa com enorme poder calórico, pois geralmente é muito rico em ácidos graxos sem nenhum valor nutritivo.

Portanto, a recomendação é óbvia: preparar a nossa manteiga de amendoim, muito mais saudável do que as encontradas no supermercado.

Receita de manteiga de amendoim

A receita que propomos abaixo é uma opção saudável para aprender a preparar nossa própria manteiga de amendoim. Para isso, o amendoim frito foi praticamente eliminado e usamos apenas amendoim torrado.

O resultado é uma manteiga de amendoim com sabor mais intenso e original. E acima de tudo, muito mais saudável.

Ingredientes:

  • 500 gr de amendoim torrado (sem casca e sem sal)
  • Sal fino

Assim que faz manteiga de amendoim:

Passe os amendoins pelo picador ou liquidificador. É importante que você continue batendo por 2 ou 3 minutos, até que o creme adquira uma textura espessa e untuosa. Você também pode bater por menos tempo ou até adquirir a consistência que você mais gosta.
Em seguida, adicione sal fino a gosto.Para finalizar, reserve em recipientes hermeticamente fechados. Se desejar, você pode reservar na geladeira.
Se você também quiser dar um toque crocante, pode cortar levemente um punhado de amendoins e adicioná-los ao creme anterior.

Pronto! Muito fácil de preparar!   A grande ideia é substituir pela manteiga no café da manha sobre torradas . Alem de ser delicioso você vai perceber que sua disposiçao e energia vai aumentar consideravelmente.


Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.