Como Organizar uma Cozinha Pequena como um chef

0

Numa cozinha, pequena ou grande, a organização é a chave para poder fazer as delicias com satisfação e alegria e também evitar acidentes.   Se a sua cozinha é pequena você deve pensar fora da caixa e criar soluções criativas  que economize espaços para poder ter lugar suficiente para preparar seus pratos. A organização da cozinha  deve ser seu ponto primordial.

Com um pouco de habilidade, você pode deixar seu espaço invejado por cozinheiros de qualquer lugar. Aqui deixo  algumas idéias simples, de como pode organizar sua cozinha, que você pode fazer hoje mesmo:

Use suas Paredes

O mantra da organização de pequenos espaços é armazenar verticalmente, não horizontalmente. Você pode aplicar essa mentalidade à sua cozinha instalando ferramentas que manterão suas panelas, frigideiras, facas etc.  nas paredes. Esses itens facilitarão a organização da sua cozinha:

 Ímã para facas

Uma barra metálica com imã é a solução. É simplesmente super prático e barato. Ela é construída com duas peças de metal: a primeira que você parafusa na parede e a outra é um imã que fica sobre a primeira tira.

Quando instalado, o imã parece um pedaço de metal flutuando! Mas o mais importante é que o dispositivo segura todas as minhas facas e faz minha cozinha parecer um espaço profissional. Eu posso pegar facilmente qualquer utensílio que eu precisar e cortar. Assim de fácil!

barra metálica com ima

Ganchos para tudo

Existem ganchos magnéticos on-line que são incrivelmente fortes. Os ganchos grudam na lateral da geladeira e podem conter panelas, frigideiras e utensílios. Isso libera espaço em armários e faz com que acessar ás panelas ou utensílios que precisa, seja muito mais fácil.

Cada gancho é apenas alguns reais e então comprar um monte deles não é quase nada. Tal como acontece com o ímã de facas, os ganchos dão a nossa cozinha a aparência de um espaço com conceito aberto.

 

Prateleiras

Você pode colocar prateleiras fixas, com pés,  de chão ou montar algumas independentes diretamente na parede. Qualquer uma delas adicionam espaço de armazenamento para sua cozinha. Se você montar as prateleiras, certifique-se de colocar em uma parede forte – itens de cozinha podem ficar pesados…

Organize seus armários

Às vezes, os armários não fornecem espaço suficiente para seus utensílios de cozinha, mas você pode alterá-los para melhor atender às suas necessidades – e você não precisa fazer nenhuma remodelação real! Aqui estão algumas maneiras  para maximizar o espaço do armário:

Barras de tensão

Barras de tensão são mais ou menos como o seu porta-rolos de papel higiênico. Eles têm duas peças com uma mola no meio e são a ferramenta perfeita para organização de armários. Espace-os em intervalos regulares em uma prateleira do gabinete para que você possa colocar as assadeiras, as tábuas de corte e outras panelas planas entre as barras. Com estas barras ficará  muito mais fácil de pegar do que se você tivesse empilhado os itens.

barra que adapta na organização de cozinha

Racks de Secagem

Pegue um rack extra de secagem e guarde-o dentro de seu armário. Você pode colocar todas as suas tampas no rack e isso as manterá na posição vertical e contidas. O melhor de tudo é que você finalmente saberá onde estão todas as suas tampas.



Adquira contêineres uniformes

Armazenar alimentos pode desperdiçar espaço às vezes porque a embalagem nem sempre é uniforme. Você tem aquele saco de farinha e saco de arroz caindo ao lado de latas e caixas de cereais. Colocar estes alimentos  em recipientes com formatos semelhantes pode reduzir o espaço não utilizado além de dar o aspecto organizado que queremos.

Neles, se pode colocar farinha, açúcar, arroz, etc, dentro e eles empilham perfeitamente. Você também pode transferir cereais e massas para estes recipientes. Quanto às latas, eu as deixaria como estão. Além disso, escolha recipientes herméticos para que alimentos, como café, não percam o sabor.

armazenar alimentos

Criar Zonas

Cozinhas profissionais têm espaços designados. Por exemplo, uma bancada pode ser para preparação de salada enquanto outro é para cortar carne. Você pode criar um design similar mesmo em um apartamento pequeno. Guarde todos os seus equipamentos de panificação em um armário e panelas em outro.

Chefs organizam suas estações com eficiência em mente. As ferramentas que eles usam com mais frequência são as mais próximas de onde trabalham.

Pendure o ímã da faca sobre a tábua de cortar e coloque as panelas perto do fogão. Dessa forma, você não estará correndo pela cozinha tentando encontrar o utensílio que você usa todos os dias – cozinhar não deve ser um sprint.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.