Couve – Como plantar e cuidar

1

A couve está sendo chamada de “a nova carne”, “a rainha dos verdes” e “uma potência nutricional”.

De todos os verdes super saudáveis, a couve esta somente abaixo da agrião. Tanto faz que seja a couve kale ou a couve manteiga que é a mais comum.

Fácil de plantar e de baixo custo você pode cultivar em hortas, no fundo do quintal de residências, em vasos ou jardineiras. Até mesmo em local de meia sombra. É uma planta muito resistente ao calor e ao frio.

Da mesma espécie que o repolho, a couve-flor e o brócolis, a couve, por sua vez, é formada por folhas grandes e livres, que podem atingir de 60 centímetros a 1 metro.

Existem vários  tipos:  a mais comum é a lisa, larga e na cor verde. Porém, há também as crespas, estreitas, verde-escuras, verde-claras, roxas, rosadas, brancas ou esbranquiçadas.  Existe ainda a couve ornamental (ou repolho ornamental) de diferentes tonalidades e padrões, utilizada como folhagem de jardins e decoração de ambientes.

Clima

Embora seja uma planta herbácea de clima frio, a couve é resistente para se desenvolver em locais com temperatura acima dos 25 ºC. No entanto, em regiões quentes, a recomendação é cultivar a hortaliça durante o outono e o inverno e em área com parte sombreada.

Sob calor acentuado, a qualidade das folhas fica prejudicada, com crescimento reduzido e aparência e sabor alterados. No momento da colheita, dê preferência para os horários de clima mais ameno, pois as folhas murcham rapidamente.

A temperatura ótima para o desenvolvimento está entre 15 e 20ºC. A temperatura mínima para germinação de sementes de algumas espécies de couve é de 0 a 5ºC e as temperaturas mais altas (até 30ºC) são o processo de germinação. Acima de 30ºC, não é recomendado a semeadura.

couve

Solo

Couves gostam de solo pH 5,5 e 6,8, isto é, ligeiramente ácido. Deve ser um solo saudável, com disponibilidade de matéria orgânica, bem misturados e bem drenados. Veja AQUI como testar o pH do solo

O sabor da couve vai ficar menos saboroso em solos muito arenosos. Regule o pH do solo até conseguir enquadrar-lo nos parâmetros acima. Se o seu solo estiver com o pH acima de 7 (alcalino) misture enxofre granulado para aumentar a acidez.

Veja AQUI Como melhorar o solo da sua horta 

Cuidados com a couve

Plantar a couve é relativamente fácil, porque estas plantas não requerem muito cuidado. Mas tomar esses cuidados adicionais que vou citar abaixo, ajudará ás plantas a crescerem muito melhor.

Aqui vamos descrever algumas dicas  adicionais de cuidados para o cultivo orgânico da couve na horta.

Adubação: você não precisa fornecer fertilizantes adicionais se já tiver adicionado composto orgânicos ao preparar o solo. Contudo,  fornecer algum fertilizante líquidos orgânicos seja bom para o crescimento das plantas. Farinha de sangue, farelo de algodão ou chá de compostagem será bom para este propósito.

Rega: As couves  crescem bem em solo úmido. Então, tente manter o solo úmido constantemente mas nunca encharcado. Cada vez que perceber que o solo esta ficando seco, é só dar uma boa regada.

Cobertura morta: Cobertura morta ou Mulching ajuda a reter a umidade no solo. Palha, feno, aparas de relva e compostagem caseira são bons para usar como cobertura morta. Mulching também ajuda a prevenir a quantidade de ervas daninhas no jardim.

Controle de ervas daninhas: As ervas daninhas consomem a maioria dos nutrientes do solo. Então você tem que controlar as ervas daninhas ou usando as mãos ou usando a enxada.

Retirar mudas:  As couves não crescem bem se estiverem superlotadas. Então você tem que ir retirando as mudas, uma vez que elas cresceram até cerca de 4 centímetros de altura. Para plantar essas mudinhas, dê um espaço de 45 cm a 60 cm entre as plantas e pelo menos 80 cm de distância entre as fileiras.

mudinhas de couve

Colheita

Os couves geralmente ficam prontas para a colheita dentro de 60 a 75 dias após o plantio das sementes. Embora você possa colher as folhas a qualquer momento quando elas atingirem o tamanho desejado. Para a colheita, você pode escolher toda a planta ou folhas individuais. Mas escolher folhas individuais será bom, porque suas plantas produzirão mais folhas durante toda a fase de crescimento.



Couve tem sintonia com

Existem algumas plantas que não são bem vindas perto da couve que são os feijões, tomates e morangos.  O melhor mesmo é plantar a couve junto com batatas, cebolas, aipo, beterraba e todas as ervas aromáticas.

Veja AQUI como plantar BATATAS em sacos 

Veja AQUI  como plantar o AIPO

Pragas e Doenças

Os couves são suscetíveis a algumas pragas e doenças comuns nos jardins.

As Pragas das couves são semelhantes às de outros membros da família do repolho, embora suas folhas duras ofereçam uma maior proteção. Pulgões, lagartas, traças, mosca minadora  e até as lesmas são as mais comuns desta planta. Use métodos orgânicos para prevenir todas essas pragas.

pragas da couve

As doenças mais comuns da couve são: podridão mole, fusariose, mosaico, podridão negra, míldio.Todas essas doenças tendem a se ¡desenvolver  no solo.  Assim, a rotação de culturas pode ser uma ótima maneira de prevenir doenças e também coletar e destruir as plantas afetadas.

Curiosidades

É definitivamente um dos alimentos vegetais mais saudáveis e nutritivos que existem.

A couve está carregada com vários tipos de nutrientes benéficos para nossa saúde, alguns dos quais têm propriedades medicinais poderosas.

É muito rico em antioxidantes e isto incluem beta-caroteno e vitamina C, bem como vários flavonóides e polifenóis. Pode ajudar a baixar o colesterol, o que pode reduzir o risco de doença cardíaca

É uma das melhores fontes de vitamina K do mundo. A couve tem numerosas substâncias que tem efeitos protetores contra o câncer.

Felizmente, adicionar couve à sua dieta é relativamente simples. Você pode simplesmente adicioná-lo às suas saladas ou usá-lo em qualquer outra receita.

 

Share.

1 comentário

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.