6 razões para fazer chá de casca de banana e como fazer

0

6 razões para fazer chá de casca de banana e como fazê-lo

O que você faz com suas cascas de banana? Depois de ler este artigo, você vai, com certeza, fazer seu próprio chá de casca de banana.

Até agora, você provavelmente as jogou no lixo ou na pilha de compostagem, mas isso significa que você está realmente jogando fora muitos benefícios à saúde dos quais poderia estar se beneficiando.

Em alguns outros países, como a Índia, as pessoas aproveitam os nutrientes das cascas de banana há décadas. Naturalmente, a casca é levemente amarga e espessa, o que faz com que não seja tão saboroso comer crua.  A boa notícia é que você não precisa fazer isso. Na verdade, o calor ajuda a quebrar toda essa fibra, afrouxando a textura resistente e facilitando a digestão da casca.

Você pode assá-las ou cozinhá-las por 10 minutos e saborear como tal, ou pode transformar essas cascas em um chá, no qual, sem dúvida nenhuma é a melhor maneira de obter esses nutrientes importantes.

Então, quais benefícios você perderá se não começar a tirar proveito dessas cascas de banana?

Veja AQUI 16 maneiras criativas de utilizar as cascas de banana

1. Reduzir o colesterol e cuidar a saúde do coração

Foi demonstrado que as cascas de banana reduzem esses altos níveis de colesterol, graças à sua quantidade significativa de fibras insolúveis e solúveis. De fato, a casca tem mais do que a polpa da banana. Com o colesterol mais baixo, você tem menor risco de doença cardiovascular e maior chance de prevenir a morte prematura. As cascas são muito mais ricas em potássio do que a polpa, o que ajuda a equilibrar fluidos e eletrólitos no corpo, regular os batimentos cardíacos e proteger contra doenças cardíacas.

Veja AQUI, como fazer um super fertilizante natural para as suas plantas feito com as cascas de bananas

2. Prevenção de câncer

As cascas de banana oferecem poderosos compostos anticarcinogênicos, bem como propriedades citoprotetoras e antimutagênicas que podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer. Eles também são muito ricos em fitoquímicos, como polifenóis e carotenóides, que são antioxidantes conhecidos que ajudam a combater o câncer.

3. Levanta o humor e luta contra a depressão

As cascas de banana contêm triptofano,  que ajuda a aumentar os níveis dos hormônios serotonina e dopamina. Esses hormônios são famosos por elevar o humor e também ajudam a regular os níveis de hormônio do estresse.

Um estudo, de Taiwan e publicado no Taipei Times, demonstrou que um extrato de casca de banana foi capaz de aliviar os sintomas de depressão em voluntários, enquanto outra pesquisa descobriu que comer duas cascas de banana por dia durante três dias, tinha a capacidade de reduzir a depressão e aumentar a serotonina no sangue em 16%.

4. Dormir melhor

As bananas e suas cascas também têm alto teor de potássio e magnésio, os quais ajudam a promover o sono. Se você tiver problemas para dormir, seu corpo pode estar com falta de magnésio, portanto, beber chá da casca de banana pode ajudá-lo a obter o mineral necessário para que seu cérebro relaxe o suficiente para que você possa ter uma boa noite de sono.

Os pesquisadores realizaram uma série de estudos, incluindo a pesquisa de 2009 da Universidade Médica de Lublin, na Polônia, que descobriram que o magnésio ajuda a dormir quando aciona os receptores GABA no cérebro e no sistema nervoso para relaxar.Isso, por sua vez, promove uma sensação de calma, enquanto diminui a velocidade da mente e do corpo, para que você possa relaxar o suficiente para adormecer.

5. Ajuda a perder de peso

As cascas de banana contêm um alto nível de fibra solúvel e insolúvel, conhecida por retardar o processo de digestão e aumentar a sensação de saciedade. É provável que você não coma menos se tomar um chá com casca de banana durante uma refeição, mas também pode ajudar a prevenir a fome entre as refeições, para que você consuma menos calorias no geral.

Além de toda essa fibra saudável, a casca contém até 40% do potássio que seu corpo precisa diariamente, o que é importante para um metabolismo saudável. Quando seu metabolismo funciona como deveria, seu corpo queima mais calorias. Também ajuda a fornecer mais energia aos músculos, para que você tenha mais chances de estar ativo, queimando ainda mais calorias.

6. Você também estará ajudando o meio ambiente

Comer a casca não é bom apenas para o seu corpo, mas é melhor para o nosso planeta. Como todo mundo come muita banana e  a maioria dessas cascas é jogada no lixo, isso também significa muito lixo que é depositado em aterros, embora alguns sejam usados para coisas como purificação de água e fertilizantes.

Assim que faz o chá de casca de banana

veja o vídeo abaixo para o passo a passo completo com imagens. 

Existem muitos outros benefícios das cascas de banana, que são apenas a ponta do iceberg, por assim dizer, mas você deve estar convencido de que o chá de casca de banana é algo que você deve consumir.

Primeiro, tente usar as cascas de bananas mais maduras. Quanto mais madura, melhor, pois a casca será mais fina e mais doce devido a um hormônio natural da planta conhecido como etileno, que é liberado por frutas como bananas quando amadurecem.

Para fazer o chá, você pode usar a casca de uma banana que você acabou de comer.  É claro que se supõe que você lavou muito bem as cascas antes de usá-las.

Primeiro corte as duas extremidades. Coloque a casca em um recipiente  e sobre ela jogue água bem quente. uns 200ml de água para cada casca de banana.

Após este tempo, coar a água e deixe esfriar o suficiente para torná-lo agradável de beber. A adição de uma pitada de canela adiciona um sabor saboroso e ainda mais benefícios, pois a canela contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e anticâncer, além da capacidade de diminuir a inflamação crônica.


Outra maneira de fazer o chá de casca de banana

Outra maneira de fazer o cha da casca de banana é usando a banana inteira.

Essa é a maneira que eu prefiro porque adoro a banana cozida povilhada com canela e deixo o chá para tomar depois quando está frio.

Assim que faz o chá da banana inteira

Lavar bem a banana com a casca. Retire as extremidades e coloque a banana inteira dentro de uma panelinha com água fervendo.  Deixe cozinhar por uns 10 a 15 minutos e pronto.

Retire a banana, corte a casta e retire a polpa. Polvilhe a polpa de banana cozida com canela e saboreia esse manjar …. é simplesmente delicioso!!

A água do cozimento é o seu chá. Basta colocar em um copo e deixar esfriar.  Você vai se surpreender com o gosto desta bebida.   Além de excelente para a saude é delicioso!

Diga -me nos comentários abaixo: você já conhecia estes benefícios da casca de banana?  vai fazer o chá a partir de agora?


Veja o vídeo deste artigo

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.