Plantas que Dão flores o ano todo – Flores de sol

3

As variedades de plantas que florescem ao longo do ano são ideais se você quiser desfrutar da cor das flores, independentemente da época do ano em que nos encontramos.

Ter flores, cor e aromas em um jardim, um terraço ou em uma varanda durante as quatro estações é possível, mas para isso temos que conhecer as espécies que vamos plantar.

Aqui deixo 5 tipos de plantas que dão flores o ano todo.

Gerânio

gerânio

Originários da África do Sul, a Pelargonium peltatum, popularmente chamada de Gerânio é uma planta extremamente apreciada por seu formato e coloração exuberantes.

O Gerânio encontrou no Brasil as condições ideais para florescerem o ano todo e na Europa, está entre as plantas mais produzidas e usadas para fins ornamentais.

As flores de gerânio desempenham um papel muito importante para o meio ambiente e humanidade. Além de embelezar e harmonizar espaços com sua inumerável exibição de formas, cores e aromas,  atraem os polinizadores  como abelhas, insetos, pássaros e alguns morcegos que  polinizam as plantas nos quais várias são nossos alimentos.

Gerânios são fáceis de cuidar, pois eles não precisam de muita umidade e ficam esplêndidos o ano todo.

Gerancios reproduzem com facilidade atraves de estacas. Veja como fazer AQUI .

Lavanda

lavanda

A Lavanda é uma planta da família Lamiaceae originária da Bacia do Mediterrâneo de flores muito bonitas e delicadas, de cor azul-violeta e que transmitem uma beleza e um aroma inconfundível a qualquer jardim. É um arbusto com  ciclo perene, que em idade adulta não ultrapassa o primeiro metro de altura.

VEJA COMO PLANTAR E CUIDAR DE LAVANDA AQUI

Esta planta floresce o ano inteiro e além de demonstrar exuberante beleza com suas flores arroxeadas, podem ser cultivadas tanto em solos férteis como em locais secos.

Esta espécie também trás muitos benefícios para a saúde, pois quando pulverizado no ambiente, causa efeito calmante. O óleo essencial de Lavanda aplicado no travesseiro combate a insônia. Além disso, o uso tópico da planta é um excelente antisséptico e cicatrizante.

VEJA: COMO SECAR AS FLORES DE LAVANDA AQUI 

VEJA: COMO FAZER SAIS DE BANHOS DE LAVANDA AQUI 

Begonia semperflorens ( cerosa)

begônia

É uma planta herbácea, vivaz, de tamanho pequeno e floração longa e abundante disponível em várias cores.

A Begônia Cerosa é uma planta com que pode atingir até 1,5 metros de altura. De maneira geral, as Begônias são consideradas plantas ornamentais, que apreciam locais com bastante umidade, como as florestas da América do Sul ou nichos de umidades das savanas. 

Existem aproximadamente 1000 espécies de Begônias, sendo plantas que florescem em todas as estações que apreciam o sol pleno e solos bem drenados.

Ela floresce durante toda a primavera, verão e outono.

VEJA:  COMO FAZER ESTACAS DE BEGÔNIA AQUI

Maria Sem Vergonha

beijinho

A planta conhecida popularmente como Maria-Sem-Vergonha ou Beijinho  é uma espécie de flor popular, chamada de Vinca de Madagascar, presente também em diversos países ao redor do mundo. Seu nome científico é Catharanthus Roseus e sua adaptação no Brasil foi fácil o que facilita a floração constante.

Maria Sem Vergonha é uma planta com folhas verdes que pode atingir de 15 a 60 cm de altura, uma ótima opção para ter canteiros sempre floridos. Prefere solos sempre úmidos, mas é necessário evitar exageros para que não haja problemas na flora.

VEJA: COMO PLANTAR E CUIDAR DA MARIA SEM VERGONHA AQUI

Bela Manha  – Convolvulus

 Convolvulus

Muitas das espécies de Convolvulus são consideradas como ervas daninhas, que podem sufocar outras plantas mais valiosas subindo nelas, mas algumas também são deliberadamente cultivadas em jardinagem graças a suas flores atraentes.

Planta trepadeira ou rasteira muito adequada para cobrir encostas com floração muito abundante e prolongada na primavera, verão e outono.

Versátil e rústica é ideal para cestas suspensas, assim como treliças pequenas em vasos e jardineiras. Desta forma ela pode adornar varandas, pátios, sacadas e tantos outros espaços.



Verbena

verbena

É um arbusto que floresce o ano todo, e mede entre 20 e 30 centímetros de altura. As flores são pequenas, tubulares reunidas em inflorescências na ponta dos  numerosos ramos.

Encontramos nas dunas do litoral de algumas regiões do país as de flores lilases ou cor vermelho-escuras, mas as espécies híbridas são comercializadas nas cores branca, vermelha, roxa e rosa. Por tudo isso, a Verbena é super indicada para fins ornamentais e paisagísticos. As flores formam grandes topetes coloridos recheados de pétalas e aparecem quase em todas as épocas do ano.

É uma planta que precisa de exposição a pleno sol, e uma rega diária, mas com pouca água. Esta espécie também tolera o cultivo em vasos.

Share.

3 Comentários

  1. Avatar
    Rosângela on

    A título de correção: a foto da Maria-sem-vergonha não corresponde a ela de fato. A foto que se vê da flor Vinca. Adorei o site.

    • Avatar

      É a mesma planta. A Catharanthus roseus ou vinca-de-madagáscar, também conhecida como vinca-de-gato, simplesmente como vinca, também boa-noite, beijo da mulata e maria-sem-vergonha.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.